Um ambiente agradável

Estava pensando no que faz um ambiente de trabalho um lugar agradável. Com certeza você vai discordar de alguns pontos, mas sinta-se livre para adicionar ou contestar pelos comentários.

  • Liderança, não chefia.
    Isso aqui vai dar assunto para um post inteiro. No sentido utilizado aqui, um líder auxilia, gera motivação e comprometimento. Um chefe dá ordens e trabalha pelo modo de comando-controle.
  • Horários flexíveis
    Polêmico, mas eu acho importante. Existem pessoas que preferem entrar as 8 e sair as 17. Seja para chegar logo em casa, seja para fugir do trânsito. Outras preferem entrar as 9 e sair as 18, ou então chegar mais tarde por ter ficado até tarde no dia anterior. Tudo é questão de conversar e entrar num acordo que seja bom para ambas as partes, usando sempre de bom senso. A abordagem de se utilizar um ‘cartão de ponto’ na entrada do escritório, é algo antiquado e que não traz benefício algum, seja à empresa, seja ao funcionário.
  • Controle por prazos e qualidade, e não por presença física
    Um ponto que dificilmente encontro. A partir do momento que é dada uma tarefa, é definido o que deve ser feito, e o prazo, não vejo motivo para você ficar amarrado ao pé da mesa. Claro, desde que você mantenha a visibilidade do que está sendo feito. Muitos chefes acreditam que um funcionário mantido sob vigilância produz mais. É discutível. Já vi muito projeto dando errado com funcionários cumprindo horário religiosamente e chefes munidos de chicotes e projetos dando certo com lideranças flexíveis e comprometimento de todos os envolvidos.
  • Liberdade técnica
    Um exemplo de como não fazer: você trabalha numa fábrica de software, recebe o diagrama de classes pronto e sua função é rechear os métodos com código que funcione. Refactoring? Nem pensar, isso é retrabalho. E além do mais, quem você pensa que é para questionar o trabalho sagrado do analista/arquiteto/wtv?
    Outro ponto, e esse eu vejo muito em quase todo lugar, é a imagem de que  desenvolver testes automatizados tornam o desenvolvimento mais lento e improdutivo. A minha tarefa, como desenvolvedor, é entregar código funcionando, com qualidade, fazendo o que o cliente precisa, dentro do prazo previsto. Como eu vou fazer isso é problema meu. Esse é o ponto.
  • Ambiente tranqüilo e silencioso
    Me chamem de chato, mas eu não consigo trabalhar com alguém brigando com o namorado pelo telefone, gerente comentando as últimas aventuras sexuais em voz alta ou alguém ouvindo som alto (mesmo que  seja algo que eu goste) num momento em que precise de concentração. Um espaço separado é uma boa idéia, como por exemplo, uma sala de reuniões, ou o uso de fones de ouvido, se for o caso.
    Conversar é proibido? Pelo contrário, é algo importante e necessário, mas novamente, doses de bom senso nunca fazem mal.
  • Temperatura agradável
    Ambiente fechado, abafado e quente é insuportável. Escuro e com ar congelante também não é nada agradável. É difícil encontrar um consenso quando vinte pessoas trabalham juntas, mas fugir dos extremos já é uma boa coisa.
  • Equipe com bom nível técnico
    Por experiência própria, trabalhar com pessoas de nível técnico maior que o seu faz com que você se desenvolva mais rapidamente. Com pessoas com mais ou menos o mesmo nível técnico faz com que a equipe cresça junta, mais lentamente, ou simplesmente fique estagnada, dependendo da motivação de cada um.
  • Ter uma equipe
    Quatro pessoas juntas não formam uma equipe, assim como dois monólogos não formam um diálogo.
  • Café
    Café a vontade e sem miséria, afinal, somos desenvolvedores, não? 😉

Como tem se tornado comum, ao publicar o post eu acabo lembrando de alguma coisa para acrescentar, portanto não estranhe se a lista parecer incompleta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: