Hail for Grails

Infelizmente não estou tendo o tempo que gostaria para investir no Clojure. Porém, por uma coincidência, surgiu uma oportunidade para trabalhar com Grails (Groovy on Rails), uma versão Groovy do consagrado framework para Ruby.

Minha primeira impressão foi muito boa. Para montar um CRUD, são necessários menos de cinco minutos, caso você nunca tenha mexido antes com o framework.

“Ah, mas o Rails também tem isso”. Claro que tem, afinal de contas, o Grails é um ‘clone’ que roda com Groovy. É possível gerar um arquivo .war e publicar a aplicação num servidor Tomcat, como uma aplicação Java normal. Por trás dos panos, o que acontece é exatamente compilar o código Groovy para Java, e o Java para o bytecode da JVM. Caso você tenha uma aplicação Rails, pode também utilizar o JRuby para o mesmo fim.

Outro ponto que me chamou a atenção no Grails (ou no Groovy, se preferir) são as contraints. São checagens que você codifica na própria entidade, que funcionam como validações automáticas dos dados inseridos. Numa tela de login, por exemplo, você pode ter uma entidade User e informar que login é único, não pode estar em branco e deve ter entre 5 e 20 caracteres, por exemplo. Tudo isso em uma ou duas linhas de código facilmente legível.

Como o trabalho deve ser entregue rapidamente, não vou ter muito tempo de fuçar e experimentar funcionalidades não usuais, mas com certeza o framework já entra para a minha lista de ferramentas preferidas.

Aos mais puristas, deixo meu compromisso de estudar Ruby e olhar o Rails com mais atenção, já que, ao que me parece, esses frameworks atendem plenamente às minhas necessidades.

2 Responses to Hail for Grails

  1. Pingu disse:

    Grails eh o framework numero um em Assuncion!

  2. Developer disse:

    Volta pro iglu, Pingu 😛

Deixe um comentário

