Integração Contínua

Instalei em minha máquina de trabalho um servidor de integração contínua.

Quando se trabalha sozinho, num projeto pequeno, isso realmente não faz muito sentido. Porém, trabalhando com um recurso a 500km de distância, e mais dois recursos remotos cuidando de um projeto relacionado, cuja alteração indevida pode quebrar o funcionamento da parte em que trabalho, esse tipo de ferramenta começa a fazer sentido.

O modo correto, antes de mais nada, é instalar esse servidor numa máquina que possa ser facilmente acessada por qualquer parte interessada. Minha máquina de trabalho, obviamente, só fica disponível quando estou conectado na rede da empresa, para quem estiver na mesma condição.

Instalei o Apache Continuum rodando como um NT Service (sim, eu uso Windows no trabalho), acessível como uma aplicação web a partir da porta 8080.

Para quem se interessou, recomendo a leitura do artigo do Martin Fowler sobre Integração Contínua. Estou organizando uma documentação para compartilhar com a equipe e pretendo divulgá-la aqui.

P.S.: Sim, eu sei que tem Bamboo, mas comunicação ainda é um ponto crítico a ser desenvolvido.

2 Responses to Integração Contínua

  1. Roger Leite disse:

    Continuum eu nunca trabalhei …
    Estamos usando o Hudson aqui (https://hudson.dev.java.net/) tô curtindo, bem fácil e customizável de usar.

    Sucesso!

  2. Developer disse:

    Uma das equipes ia testar o Hudson, mas acredito que vão ficar no Bamboo mesmo, por já ser o padrão da empresa.
    O Continuum apresentou uma série de pequenos problemas chatos, que não chegam a atrapalhar a Integração Contínua, mas me deixam com a impressão de que poderia ser ainda melhor.
    Pensei até mesmo em desenvolver um Notifier que funcione, mas olhando agora, o Hudson parece ter o que eu preciso sem reinventar a roda quadrada.
    Se me fosse pedida uma sugestão, eu diria para não mudar para o Continuum.

Deixe um comentário

