O que não é Scrum

dilbert-agile-programming

Departamento de sistemas da matriz adotou Scrum como metodologia de desenvolvimento. Bacana, não?

Não.

Primeiro ponto: Scrum é um framework de gerenciamento de projetos, e não de engenharia. Obrigatoriamente você vai precisar de alguma técnica complementar se quiser que seu desenvolvimento de sistemas (no caso) esteja dentro do que se considera aceitável. Os responsáveis pela adoção acreditam realmente que apenas o Scrum vai salvá-los da danação eterna.

Segundo: usar Post-its, quadros brancos, burndown charts e mimimitings não significa que você esteja usando Scrum. Daily Meetings semanais e Stand-up Meetings sentados, com três horas de duração também não tem nada a ver com Scrum.

Terceiro: Aposto um dedo da mão direita como um “Scrum” aplicado dessa forma vai afundar o projeto, ou pelo menos vai gerar um produto de péssima qualidade, caro de se manter e muito, mas muito estressante de se trabalhar.

Aposto outro dedo da mesma mão como o Scrum vai levar a culpa e vai ser banido a pontapés da empresa. Com o risco de alguém olhar para trás e se transformar numa estátua de sal.

Pedir a benção do Papa para ‘implantar Scrum’ dentro da empresa não soa exatamente ágil. O que a empresa teoricamente espera é software que funciona, com qualidade, dentro de prazo e custo estimados. Se você tem que beijar a mão do bispo para conseguir trabalhar direito, a agilidade definitivamente não faz parte do DNA da empresa.

E finalmente, imprimir “Scrum & XP from the Trenches” e ler passo a passo antes de tomar uma decisão só mostra o quão despreparadas estão as pessoas envolvidas. Por maior que seja a boa vontade, não vai rolar.

Scrum é flexível, e muito. Mas mudar os alicerces do framework é como ser católico sem acreditar em Deus.

Como bem escreveu Rodrigo Panachi, “agilidade não é metodologia, é atitude”.

Update: Recomendo a leitura do artigo do Rodrigo Yoshima.

Anúncios

4 respostas para O que não é Scrum

  1. É o que faz a má fama da agilidade. Mesmo que algum diretor ou presidente decida “implantar” agilidade em sua empresa, fazem tudo errado: começam contratando uma consultoria, pagam treinamento, cursos, etc. Mudam os processos, mas não mudam a cabeça, o pensamento, a atitude. Continuam fazendo o que já faziam de um jeito diferente, com outro nome. Aí acontece isso mesmo.

    Parabéns e obrigado pelo link do meu post!

  2. PhMS disse:

    Mas se não o Scrum, então qual?

    Bom post!

  3. Developer disse:

    A questão não é ser ‘contra o Scrum’. Sou CSM e tenho estudado vários casos de sucesso e de fracasso desse framework. A questão é de se sair metendo os pés pelas mãos, fazendo de qualquer maneira e depois jogar a culpa na ferramenta.
    Nesse caso, se o prego saiu torto, é culpa de quem martelou e não do martelo.
    Se você usar Scrum, vai precisar de XP para desenvolvimento, por exemplo, ou qualquer outra que você prefira. Mas só usar Scrum não tem nada a ver com o modo como a aplicação é desenvolvida.

  4. Na verdade eu não sei o que é pior.. o scrum ir de baixo para “cima” e enfrentar TODAS as resistências de “cima e do meio” e ir perdendo forças até ser desacreditado pelo pessoal de baixo.. ou ele vir de cima para baixo “nas coxas”, falhar e dar a impressão que não funciona. (..tenho a impressão que o segundo é pior.. =/)

    Também acho que a adoção pode ser evolutiva, mas, quando mal feita, é prejudicial.. mas mudar essa cultura não é fácil.. é como mudar de procedural para OO.. não é de uma hora para outra.. o mais dificil não é entender os benefícios, mas mudar o pensamento, né?

    ….mas que adotar a idéia é sem dúvida melhor do que “só” as praticas, isso sem dúvida.. 😉

    A realidade do mercado também dificulta bastante, né? (ao menos os clientes da empresa onde trabalho não querem adotar a filosofia ágil.. ou querem adotar “mais ou menos..” com escopo fechado e etc..)

    Realmente pessoas despreparadas não ajudam no processo.. atrapalham, dificultam e se confundem… e me incluo 100% nesse time.. mas as pessoas devem começar de algum lugar, né? =/

    Parabéns, é um excelente post!! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: